JHPavoni Informática

Manutenção


Podemos definir Manutenção como: um conjunto de procedimentos realizados periodicamente em sistemas, máquinas e equipamentos.Essas intervenções têm como principal objetivo manter os equipamentos funcionando e garantir que todas as suas funções sejam desempenhadas de forma eficaz.

Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, para funcionar corretamente, os equipamentos de informática precisam passar por um processo de manutenção, os dois tipos de manutenção mais conhecidas são corretiva e preventiva e cada uma delas possui uma forma de aplicação e um momento certo para ser realizada.

A manutenção de equipamentos de informática inclui hardware e software. Ambos são muito importantes e influenciam no funcionamento correto do equipamento.

Aqui temos uma breve descrição sobre os dois tipos mais conhecidos de manutenção





  Manutenção Corretiva

Este tipo de manutenção atua nos equipamentos para corrigir falhas, quebras ou defeitos, realizando intervenções que façam com que os equipamentos retornem à operação normal.

Entre Medidas corretivas de software mais comuns estão a remoção de vírus e malwares, a desinstalação de programas prejudiciais, instalação de programas e aplicativos, a formatação e a execução de uma restauração do sistema, entre outros. As manutenções corretivas de hardware envolvem reparo ou substituição de peças e componentes danificados.

Para executar a manutenção corretiva, é importante primeiro diagnosticar o problema e descobrir a causa raiz. Se você não tiver certeza da causa ou como resolver o problema, consultar um profissional de TI é a melhor opção.

Caso necessite de assistência entre em contato para agendarmos uma visita técnica.

  Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é um conjunto de estratégias de monitoramento e controle empregadas com o objetivo de evitar falhas quanto ao desempenho de máquinas e equipamentos e deve ser realizada, independentemente de o computador apresentar problemas ou defeitos, pelo menos a cada 3 meses.

Isso é semelhante à manutenção de rotina realizada em um carro. Da mesma forma que você precisa verificar periodicamente o óleo, as luzes, o motor e outras partes do carro para que ele funcione sem problemas; o mesmo princípio se aplica à manutenção preventiva de equipamentos de informática.





A manutenção preventiva em computadores consiste em realizar uma limpeza geral e checar todos os seus componentes e contatos. A poeira é uma das principais causas de problemas, pois interfere na dissipação do calor causando superaquecimento dos componentes.

Podemos incluir como manutenção preventiva, também, o upgrade do computador, ou seja, a substituição de peças para melhorar o desempenho, neste caso o técnico analisa o equipamento e propõe ao cliente as atualizações necessárias, muitas vezes uma simples expansão de memória é suficiente para melhorar significativamente o desempenho do computador/notebook.

A manutenção preventiva é sempre é planejada, sendo realizada de maneira periódica com base em um cronograma e por se tratar de uma manutenção programada, os desgastes e danos ocorridos geralmente são muito menores.

Para implementar estratégias de manutenção preventiva de equipamentos de informática entre em contato conosco.

  Aposte na prevenção!

Sabendo a importância da manutenção de TI e o que ela pode impactar na sua empresa, fica mais fácil entender porque empresas que as mantém em dia, tem mais credibilidade e até mesmo rentabilidade, não é mesmo?!

Não deixe de lembrar que a falta da manutenção preventiva faz com que manutenções corretivas sejam muito mais necessárias, porém, o custo de uma corretiva já inclui inclusive o preço da indisponibilidade de recursos, além de possíveis custos adicionais (ex. recuperação de dados por um disco com defeito), o que torna esse valor muitas vezes superior.


Agora, se você já conhece cada tipo de manutenção, e está apenas procurando uma solução tecnológica eficiente para a sua empresa, nós podemos ajudar.







A poeira é uma das maiores causadora de problemas de hardware ?
Pois é você pode pensar que uma poeirinha não vai causar nenhum dano, mas quando não é feita a limpeza interna e externa dos equipamentos, a poeira se acumula e a consequência é uma série de problemas. O aquecimento é um dos piores problemas que a sujeira causa, levando algumas vezes a queima de componentes como o processador ou placa mãe.
É como se a camada de poeira funcionasse como um cobertor, evitando que o calor escape, o que causa o superaquecimento. Muitas pessoas, além de terem prejuízo com o computador, perdem dados valiosos, o prejuízo é alto, sendo assim, fica claro que ter o cuidado de manter o computador limpo prolonga a vida do equipamento.
Mas atenção: existe o jeito certo de limpar... se seu equipamento estiver precisando de um limpeza interna entre em contato conosco.

Muitos problemas, podem ser prevenidos com a visita frequente de um técnico. É muito mais barato, rápido e cômodo, quando se previne um problema antes dele aparecer. Na maioria dos casos o tempo que é levado para contornar um grande problema depois que ele acontece é muito maior do que sua prevenção, e por isso a manutenção preventiva é muito importante.



Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Entre em contato conosco e agende uma visita técnica.

Caso haja alguma informação que queira saber e não encontrou aqui entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe responder.