JHPavoni Informática

O que são Softwares?


  O software (é o que você xinga!!!) classificado como a parte lógica, cuja função é fornecer instruções para o hardware ou seja, as peças que são as parte física do equipamento (O que você chuta!!!).

  Em uma definição mais técnica, o Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um equipamento tendo o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um equipamento.


Há também outras definições de SOFTWARES.


Software de Sistema: Conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).

Software de Programação: Conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas, geralmente usando linguagens de programação.

Software de Aplicação: Programas que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as base de dados, os sistemas de automação industrial, etc.

Software livre: Programa que dá liberdade ao utilizador permitindo assim que ele o estude, modifique e compartilhe com outras pessoas. Para isso, é preciso que o utilizador possa ter acesso ao código-fonte, assim como também o forneça para que outros o alterem conforme as suas necessidades mas sempre mantendo suas raízes e seus créditos iniciais e adicionais seguindo todos os critérios GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU), GNU GPL ou simplesmente GPL como por exemplo o Linux.